Iniciativa visa criar equipas nacionais de futsal feminino em três países europeus, promovendo a inclusão de mulheres em situações vulneráveis.

A Associação de Futebol de Bragança acolheu, no dia 6 de dezembro, a reunião de abertura do projeto internacional “Women In Futsal” (WIF), que visa promover a inclusão social de mulheres em situações difíceis através do desporto.

O projeto, que conta com a participação de parceiros de Portugal, Espanha e Itália, pretende criar as primeiras equipas nacionais de futsal feminino nestes países, inspirando-se na experiência bem-sucedida da equipa italiana “Crazy For Football”, pioneira no envolvimento de pessoas com problemas de saúde mental no desporto.

Women In Futsal” tem como público-alvo mulheres vítimas de violência, marginalizadas, com problemas de saúde mental ou que enfrentam outras dificuldades sociais, posicionando o desporto como uma ferramenta de inclusão, reabilitação e luta contra o estigma.

O plano de ação terá a duração de 12 meses, durante os quais as organizações parceiras – a AF Bragança, a Federacion Navarra de Fútbol (Espanha) e a ASD Crazy For Football (Itália) – irão selecionar jogadoras nos respetivos territórios. O projeto culminará num evento internacional em Roma, onde as equipas se encontrarão para celebrar o desporto como símbolo de superação e inclusão.

Além da criação das equipas, estão previstas várias ações de sensibilização para destacar o papel do desporto na luta contra a exclusão social e na promoção da saúde mental. O objetivo é que esta ação se torne um modelo replicável em outros países europeus, ampliando o impacto da iniciativa.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: AF Bragança

Slider