A sede da Associação de Futebol de Bragança (AFB) recebeu, esta terça-feira, a reunião de abertura do projeto Erasmus+ “DAFNE”, um projeto Europeu no qual a AFB é pela primeira vez a coordenadora do consórcio.

O nome do projeto em português é “análise de dados e dupla carreira: novos caminhos para os atletas de futebol” e escolheu a figura do analista de dados, cada vez mais procurada no meio desportivo, como um fator de combate aos problemas das carreiras duais dos atletas do futebol.

Os analistas de dados possuem competências profissionais inovadoras, que são imediatamente comercializáveis e que estão em rápido crescimento e este projeto propõe uma solução concreta para uma área muito sensível no quadro político europeu que é o tema das carreiras duais dos desportistas.

“O projeto visa desenvolver perfis profissionais inovadores no domínio da análise de dados, criando módulos de formação “ad hoc” capazes de formar profissionais e fornecer aos futebolistas uma ferramenta válida para combater os problemas das carreiras duais”, explica a associação.

Um dos principais objetivos do projeto é “melhorar as competências dos atletas em matéria de análise de dados de desempenho relativos aos jogos de futebol, dotando-os assim de uma competência utilizável no mercado de trabalho”, explica.

Neste projeto liderado pela AFB participam ainda outras organizações, como a Federação Romena de Futebol (Roménia), NEST Berlin (Alemanha), Universidade de Múrcia (Espanha), Hypex SRL (Itália), NK IB 1975 Ljubljana (Eslovénia) e a ScoutDecision (Portugal).

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: AF Bragança

Slider