Através dos Batismos de Voo e Voos Programados Solidários o Aero Clube de Bragança (ACB) vai angariar verbas para aquisição de mobiliários e artigos de lar, de primeira necessidade, para apoiar vítimas de violência doméstica a recomeçar uma nova vida.
A necessidade urgente deste tipo de apoio levou a Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança (ASMAB), a desenvolver uma Campanha Solidária de Angariação de bens de primeira necessidade: mobiliário, eletrodomésticos, têxteis de lar e artigos de cozinha, para doação às vítimas de violência doméstica e seus filhos menores ou maiores a cargo, integrados no Centro de Acolhimento de Emergência desta instituição.
“Neste processo de reconstrução de um projeto de vida afastado da violência, o recomeço pode revestir-se de particular dificuldade sobretudo ao nível do arrendamento de casa, muitas vezes não mobilada, e aquisição de todos os artigos de lar, essenciais para o quotidiano de qualquer família”, esclarece Teresa Fernandes, diretora técnica da ASMAB.
A campanha destinada a apoiar as vítimas de violência doméstica devia arrancar em janeiro de 2022, mas o ACB decidiu avançar de imediato, porque “ a Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança (ASMAB) nos identificou situações urgentes de agregados atualmente acolhidos na sua instituição”, justifica Nuno Fernandes, presidente do ACB.
A propósito desta campanha o ACB decidiu já criar Vouchers que permitem oferecer como prenda de natal um Batismo de Voo ou um Voo Solidário Programado.
Para quem quiser oferecer um voo a um familiar ou amigo, a associação tem já criadas rotas, mas também é possível pedir uma rota específica e o valor do Voucher é calculado em função do tempo de voo, tendo como referência os voos de 15 minutos com o custo de 30€.
Para adquirir os voucher, válidos até 31 de dezembro deste ano, basta contactar o email [email protected] ou presencialmente na ASMAB em Bragança.
O lucro da venda dos Vouchers reverte na totalidade para as vítimas de violência doméstica que estão a reiniciar o seu projeto de vida na cidade de Bragança, e quem os adquire recebe um comprovativo do valor do donativo, emitido pela ASMAB, com os benefícios fiscais associados.