O Trilho da Fraga das Ferraduras e o Trilho das Quedas d`Alto eram os dois novos percursos a percorrer, no próximo fim de semana, em Carrazeda de Ansiães. Mas devido às condições meteorológicas não será possível e acabaram por ser adiados.
“Infelizmente, devido às condições meteorológicas previstas para o próximo fim-de-semana, o Município de Carrazeda de Ansiães vem por este meio informar que a inauguração da PR4CRZ – Trilho da fraga das Ferraduras e da PR5CRZ – Trilho das Quedas d`Alto será adiada”, anunciou a autarquia, esta tarde, nas redes sociais.
Contudo, fica prometido que a nova data do evento será divulgada o mais rápido possível. “Desde já lamentamos qualquer eventual transtorno, mas em breve, será divulgada a nova data do evento”, refere em comunicado.
Lançadas pelo município de Carrazeda de Ansiães, as cinco Pequenas Rotas (PR) – homologadas pela Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo – atravessam aldeias e lugares privilegiados, como miradouros sobre o rio Douro.
O desafio vai muito além de uma simples caminhada, a autarquia pretende sobretudo “valorizar diversos pontos de interesse, que do ponto de vista patrimonial, cultural, histórico e até económico, são elementos integridades da singularidade do território”.
Este fim de semana não há trilhos para experimentar, mas há pormenores a saber antes de partir na aventura, com data a anunciar brevemente.
O “Trilho da Fraga das Ferraduras” com 9 quilómetros é um percurso circular com início e fim junto à Igreja Paroquial de Ribalonga. A organização destaca que nesta localidade ainda é preservada a arquitetura tradicional das aldeias vinhateiras, bem como alguns imóveis de interesse histórico. Entre estes, merece especial atenção a igreja matriz dedicada a Santa Marinha e datada do século XVIII. O percurso segue em direção ao Miradouro da Fraga das Ferraduras, permitindo observar um extenso e belo trecho da paisagem duriense, classificada pela UNESCO como Património da Humanidade
Já o “Trilho das Quedas d’Alto” — também circular e com 9 quilómetros —, começa e termina junto à Associação Cultural Recreativa de Linhares (ACRL). No troço inicial, o PR5 toma a direção do miradouro das Quedas d’Alto. No trajeto existe uma derivação que permite o acesso à Ribeira de Linhares e à observação das denominadas “Quedas d’Alto”, queda de água com vários metros de altura. Retomando o percurso e atravessando a ponte e os passadiços, o trilho segue junto à margem da ribeira até uma derivação que nos conduz ao Miradouro dos Moinhos passando por quatro estruturas molinológicas, anteriormente utilizadas pela população local na transformação do cereal em farinha. O percurso permite ainda aceder ao morro do Castelo de Linhares, de onde se pode contemplar um amplo troço do vale do Rio Douro.
Os primeiros percursos a serem inaugurados foram o “Trilho da Aldeia dos Moinhos” e o “Trilho do Miradouro da Cova Escura”, no passado dia 27 de março.
Jornalista: Rita Teixeira