A Iniciativa percorreu dezenas de concelhos da região Norte e promoveu 54 ações para incentivar a transformação digital em negócios de comércio, serviços e restauração.
O projeto “Acelerar o Norte”, que percorreu toda a região com o objetivo de mostrar que a transformação digital está ao alcance de todos os negócios — dos maiores aos mais pequenos.
Entre março de 2024 e abril de 2025, o projeto visitou 54 localidades, com sessões de apresentação e sensibilização que envolveram diretamente mais de 5 mil empresários dos setores do comércio, serviços pessoais e restauração. A iniciativa é promovida pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), a Associação Empresarial de Portugal (AEP), a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a Associação da Economia Digital (ACEPI).
As ações passaram por todas as sub-regiões do Norte — desde o Alto Minho ao Douro, passando pela Área Metropolitana do Porto e Terras de Trás-os-Montes — e contaram com o apoio de dezenas de parceiros locais e 16 Aceleradoras de Comércio Digital, com 40 técnicos no terreno a apoiar diretamente os empresários.
Durante as sessões, os participantes assistiram à apresentação do projeto, participaram em painéis com especialistas na área digital e ouviram testemunhos de empresas que já investiram na transição digital com resultados positivos.
O projeto continua agora com o Roadshow de Capacitação do Norte, que até junho irá qualificar empresas aderentes por meio de workshops temáticos, centrados nas áreas identificadas como prioritárias durante a fase inicial do programa.
Jornalista: Micaela Costa