Foi aberto um inquérito após uma carta anónima que difama responsáveis políticos e administrativos da Câmara de Vila Real e a organização do Circuito Internacional. A mesma foi remetida ao Ministério Público.

Na passada quarta-feira, 19 de junho, a autarquia de Vila Real deu conta da queixa anónima no Ministério Público e referiu que esta estava “recheada de acusações falsas e fantasiosas” que atingem a organização do Circuito Internacional, evento que vai começar esta sexta-feira, 28 de junho, e decorre até domingo.

A poucos dias do evento arrancar, pela cidade de Vila Real começou a circular uma carta anónima que teve como objetivo atingir os responsáveis políticos e a organização do evento.

Perante a situação, Rui Santos, presidente da Câmara Municipal de Vila Real, respondeu, através de um comunicado, que a carta era “cobarde, recheada de acusações falsas e fantasiosas” e “destinada a denegrir o bom nome” dos envolvidos nas difamações.

“Este [o circuito] é o tema da nova carta anónima, numa demonstração clara de que tudo serve para tentar ganhar vantagem política, mesmo o ataque a uma das mais importantes marcas do nosso concelho. Os do costume, num claro desrespeito por pessoas e famílias, a coberto do anonimato cobarde, inventam histórias e factos dignos de um enredo de telenovela”, referiu a autarquia em declarações à agência Lusa.

A carta anónima aborda “esquemas de corrupção” e dá como exemplo obras realizadas por ajustes diretos, algumas feitas “antes da adjudicação e sem qualquer fiscalização”.

O município explica que não vai responder às acusações escritas na carta e adianta que “não é coincidência que estas cartas anónimas surjam sempre com momentos políticos importantes”.

De relembrar que, já no inicio do ano, em janeiro, surgiu uma outra carta onde falava sobre o autarca, tendo também sido apresentada queixa no MP.

O Circuito Internacional de Vila Real arranca esta sexta-feira e vai acolher provas internacionais de automobilismo. Ao todos, vão marcar presença mais de 180 pilotos durante os três dias de evento.

Jornalista: Lara Torrado

Slider