Um dos maiores projetos de regadio de Vila Flor vai arrancar para obra com o lançamento do concurso público para a construção da barragem Redonda das Olgas.
Foi no passado mês de outubro que a autarquia anunciou que a Barragem Redonda das Olgas vai ser uma realidade. O investimento ronda os 14 milhões de euros e deverá ficar concluída até ao final do ano de 2025.
O anúncio do concurso público para a construção foi publicado em Diário da República, na passada segunda-feira, com um valor final de 14 milhões de euros.
A barragem será construída na freguesia de Freixiel com foco no regadio para desenvolver a agricultura transmontana.
Segundo os termos do concurso público, o projeto para a construção das infraestruturas hidráulicas será executado em dois lotes, um relativo à barragem, que absorve mais de metade do investimento, e outro à rede de rega.
Denominado como aproveitamento hidroagrícola de Freixiel, este investimento destina-se a aumentar em 700 hectares a área de regadio do concelho que integra o Vale da Vilariça, junto com os municípios de Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo.
Segundo o município, o prazo para a execução do contrato é de 32 meses e os interessados têm 45 dias, a contar da data do anúncio, para apresentar propostas.
O presidente da Câmara de Vila Flor, Pedro Lima, em declarações à agência Lusa referiu que acredita que não faltarão concorrentes para a empreitada e que está convicto conseguir começar a executar “durante o verão”.
Recorde-se que o projeto foi aprovado no ano de 2018, no âmbito do Plano Nacional de Regadio.
De referir ainda que a este projeto, há mais dois incluídos: o Alteamento da Barragem da Burga e a Barragem dos Cerejais.
Jornalista: Rita Teixeira