Carrazeda de Ansiães, Mesão Frio, Murça e Vila Real fazem parte dos concelhos contemplados pelo apoio. As empresas afetadas pelos incêndios de verão e pelas cheias que ocorreram entre o período de dezembro de 2022 a janeiro 2023 podem candidatar-se a apoios do Estado, com uma verba total de 25 milhões de euros.

Em comunicado, o Ministério da Coesão Territorial mencionou que já se encontram abertas as candidaturas aos apoios disponibilizados pelo Governo com uma verba total de 25 milhões de euros. As Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional- CCDR são as responsáveis pelo processo de análise das candidaturas e de atribuição dos apoios.

“Os apoios vão financiar a reposição de máquinas e equipamentos, a substituição de material destruído, a reposição de stock, obras de construção, remodelação ou adaptação das instalações”, segundo consta o comunicado de imprensa enviado ao Canal N.

Dos 25 milhões de euros disponibilizados, 20 milhões estão reservados para empresas que sofreram danos provocados pelas cheias e inundações, os restantes cinco milhões serão para as empresas afetadas pelos incêndios.

De acordo com a informação disponibilizada, nestes apoios podem candidatar-se as empresas afetadas nos incêndios florestais localizadas nos concelhos do Parque Natural da Serra da Estrela, como é o caso de Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia, no entanto, na lista de concelhos fortemente afetados também consta Carrazeda de Ansiães, Mesão Frio, Murça e Vila Real.

Também as empresas afetadas pelas cheias e inundações em concelhos que registaram ocorrências extremas, entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, podem submeter a sua candidatura.

“Os apoios são atribuídos a fundo perdido, com uma taca de apoio de 70%, até ao limite de 140 mil euros, depois de deduzidas indemnizações de seguros ou outras compensações já recebidas para cobertura dos danos”, menciona o comunicado e acrescenta que “as candidaturas devem ser acompanhadas de um relatório de danos feito por entidade certificada para o efeito, como seguradora ou perito qualificado”.

As candidaturas para o concurso podem ser submetidas até dia 2 de maio de 2023, através do formulário eletrónico disponível no portal ePortugal e no Balcão dos Fundos.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Canal N/Arquivo

Slider