No âmbito do projeto “Vivificar” vão decorrer Ateliês Vivos de fotografia e vídeo entre 26 de março e 11 de junho, na Biblioteca Municipal de Alijó.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do site vivificar até ao dia 21 de março. Estão abertas dez vagas para participar nos ateliês.
Segundo a autarquia o objetivo da iniciativa é oferecer “recursos para que os jovens expandam o seu conhecimento cultural e experiência artística na área da Fotografia e Vídeo com vista a criarem futuras oportunidades culturais e artísticas na região”.
Os ateliês vão ter oito sessões e o trabalho desenvolvido pelos participantes vai ser depois partilhado com a comunidade através de uma exposição.
“A implementação das oficinas será consequência de uma escuta ativa dos acontecimentos, da diversidade do grupo e das características do lugar, pelo que o plano apresentado a seguir será adaptado ao longo da ação com os participantes, sempre que necessário”, refere o município.
ViViFiCAR é um projeto organizado e produzido pela Plataforma Ci.CLO, financiado pelo Programa Cultura do EEA Grants Portugal e operado pela Direção-Geral do Património Cultural, através do Connecting Dots – Mobilidade Artísticas e Desenvolvimento de Públicos, e gerido pela Direção-Geral das Artes, na qualidade de Parceiro do Programa.
É desenvolvido em parceria com a Fundação Museu do Douro, com os municípios de Alijó, Lamego, Mêda, e Torre de Moncorvo e tem o apoio do Banco BPI e da Fundação “la Caixa”.
Tem, ainda, a colaboração da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Culture Action Europe e Asia-Europe Foundation.
Por: Sara Oliveira // Foto: CM Alijó
Texto editado por Sara Teixeira (jornalista)