O período de candidaturas ao Programa de Apoio ao Arrendamento vai decorrer durante o mês de janeiro.
“Trata-se de um apoio pecuniário, que visa ajudar a superar as dificuldades económicas e sociais sentidas por famílias que, em dado momento da sua vida e por circunstâncias várias, se encontram em situação desfavorecida ou de carência”, explica a autarquia em comnunicado.
Segundo o regulamento, a candidatura deverá ser efetuada mediante o preenchimento do formulário de candidatura em modelo próprio a fornecer pela Câmara Municipal de Vinhais.
O apoio destina-se a indivíduos isolados ou inseridos em agregado familiar, ou grupos. Mas estes precisam de reunir determinadas condições para garantirem o acesso à ajuda do município.
Devem residir e serem recenseados no concelho de Vinhais há pelo menos um ano; apresentarem atestado de residência ou título válido de permanência em território nacional; fornecer provas de situação de carência económica e social ou encontrarem-se em situação de carência económica, com um rendimento “per capita” igual ou inferior a 50% do Indexante dos Apoios Sociais.
De referir ainda que o município atribui o apoio tendo em consideração o rendimento de cada família, assim como as tipologias das casas. Ouseja, para um T0 e T1 o apoio será até aos 306 euros, já no caso do T2 e T3 até 433 euros, T4 e T5 até 547 euros.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: Pedro Sarmento Costa/Lusa