Chama-se “A Hora dos SuperQuinas” e é um projeto desenvolvido pela Federação Portuguesa de Futebol. A iniciativa chega, agora, a todos os municípios do distrito de Bragança e vai abranger cerca de dois mil alunos do 1º ciclo do ensino básico.
Os 12 municípios do distrito de Bragança já aderiram ao projeto “A Hora dos SuperQuinas” da Federação Portuguesa de Futebol e, com a entrada de Freixo de Espada à Cinta, este mês, no projeto, a AF Bragança “vê com agrado os 12 concelhos integrados na iniciativa”.
“A Hora dos SuperQuinas” é um dos programas do plano estratégico “Futebol 2030”, lançado pela FPF em abril de 2022, e tem como objetivo desenvolver as competências motoras das crianças do 1º ciclo, através de uma oferta de Atividade Física e Desportiva nas Atividades de Enriquecimento Curricular.
Apesar de ser um programa da Federação Portuguesa de Futebol, em parceria com as 22 Associações Distritais de futebol, o objetivo do projeto Wé a promoção da atividade física e do desporto como elementos fundamentais para um estilo de vida saudável e dos valores positivos associados ao desporto, bem como, a sensibilização para temas chave como a nutrição e o sono” refere a nota de imprensa enviada ao Canal N.
De forma a preparar os professores do projeto foram dinamizadas várias formações. Além destas, a FPF disponibilizou, ainda, dois kits de material a cada escola aderente (com bolas multiatividade, bolas de ténis, arcos, cordas, coletes, cones) e um manual digital no qual os professores podem escolher uma de duas opções: lecionar as sessões propostas pela FPF ou criar as suas próprias sessões através de uma ferramenta desenvolvida especificamente para o efeito.
“A Hora dos SuperQuinas” arrancou em outubro de 2023 em todo o país, mas o seu kick-off foi dado em janeiro do mesmo ano através de um projeto-piloto, desenvolvido durante três meses, envolvendo mais de 1300 crianças de 44 escolas do 1º ciclo do ensino básico localizadas em 24 concelhos do país. As conclusões do trabalho provaram a necessidade e urgência de aumentar a atividade física nas escolas do país e os resultados práticos do programa junto das crianças.
No distrito de Bragança, o projeto, também se iniciou em outubro do ano passado com 6 municípios (Alfândega da Fé, Mirandela, Miranda do Douro, Vila Flor, Vinhais e Torre de Moncorvo), os restantes seis aderiram posteriormente.
No total, participaram 1914 alunos do 1.º ciclo do ensino básico, em representação de 21 escolas.
Jornalista: Lara Torrado