O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai incorporar 2.474 profissionais em contratos de trabalho sem termo ou por termo indeterminado em funções públicas. A iniciativa inclui, maioritariamente, profissionais que estavam na linha da frente no combate à Covid-19.

No dia em que se assinala o Dia Internacional do Enfermeiro, o SNS anunciou o reforço dos enfermeiros nos Cuidados de Saúde Primária, Saúde Comunitária e Saúde Pública com a previsão de 740 vagas para contratação. Nos Cuidados Intensivos, prevê-se também a contratação de 626 enfermeiros, aos quais se acrescentam 60 médicos de Medicina Intensiva. As restantes vagas vão ser ocupadas por profissionais de saúde de outras áreas.

A este reforço vai acrescer a contratação de médicos recém especialistas para concluírem a especialidade na primeira época de 2021. Em Diário da República publicado no dia 12 de maio, a autorização de contratação consta do despacho que permite dar cumprimento a diversos acordos assumidos na Lei do Orçamento de Estado para 2021.

A decisão foi assinada pelo Ministro de Estado e das Finanças, pela Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública e a Ministra da Saúde, sendo que a repartição dos postos de trabalho pela SNS vai ser decidida em despacho pela Ministra da Saúde.

Escrito por Catarina Carneiro

Slider