Até ao dia 28 de maio, o projeto da Barragem Redonda das Olgas está aberto a consulta pública. Promovido e estudado pela Câmara Municipal de Vila Flor (CMVF), integra o Aproveitamento Hidroagrícola de Freixiel.
O Perímetro de Rega de Freixiel enquadra-se no Programa Nacional de Regadios (PNR), tendo sido já aprovado para a Zona 4 – Interior Norte e Centro. Para tal, é necessária uma origem de água que assegure as necessidades hídricas do regadio.
A Barragem Redonda das Olgas está planeada para esse efeito, com capacidade para armazenar água que possibilita a rega de uma área total de 570 hectares, contribuindo para alcançar as metas estabelecidas no PNR. O regadio estabelece-se como forma de beneficiar a economia local, suportando terrenos de aptidão agrícola no concelho.
Até 2022, à escala nacional, o PNR vai investir nos territórios rurais, em mais de 95 mil hectares de regadio, e na criação de mais de 10 mil novos postos de trabalho permanentes.
Como se pode ler no comunicado da CMVF à imprensa, o programa tem como objetivo “promover o regadio e outras infraestruturas coletivas, numa ótica de sustentabilidade, contribuindo para a adaptação às alterações
climáticas, o combate à desertificação e a utilização mais eficiente dos recursos”.
Para consultar o planeamento da Barragem Redonda das Olgas, clique aqui.
Jornalista: Catarina Moscoso