O distrito de Bragança tem uma média de 47,8 casos de infeção por 100 mil habitantes, bem inferior à média de 81,3 que se verifica em Portugal.

Todos os concelhos do distrito de Bragança voltam a estar em risco moderado de contágio da Covid-19. Há uma semana, Carrazeda de Ansiães era a exceção, porque estava no risco elevado, mas já baixou para menos de 240 casos por cem mil habitantes.

São os dados do boletim da DGS, conhecidos esta segunda-feira, que indicam a taxa de incidência cumulativa nos 308 concelhos do país, entre os dias 3 e 16 de março.

Os 12 concelhos do distrito brigantino estão agora abaixo dos 240 casos por cem mil habitantes, o que significa que todos estão em risco moderado, o mais baixo dos quatro escalões definidos pela DGS.

No período de 14 dias, entre 3 e 16 deste mês, apenas os concelhos de Carrazeda de Ansiães, Vila Flor e Macedo de Cavaleiros tiveram uma média de casos por cem mil habitantes superior à média do país que se situa no s 81,3.

Carrazeda registou 229 casos por cem mil habitantes, o equivalente a 13 novos casos de infeção. Vila Flor teve um registo de 132 por 100 mil habitantes, ou seja, na realidade o concelho registou, nesse período, 8 novos casos positivos.

Já Macedo de Cavaleiros teve 83 casos por cem mil habitantes, o que se traduziu em 12 casos de infeção por Sars-Cov-2.

Os restantes nove concelhos, registaram uma média bem inferior ao que se registou no país. Mogadouro com 36 por 100 mil, o que representou na realidade 3 novos casos. Mirandela com 28 por cem mil, o que representou 6 novos casos em 14 dias. Vimioso com 1 novo caso de infeção, o que na tabela de referência da DGS significam 25 casos por 100 mil. Também com um caso novo aparece Alfândega da Fé, o que na tabela significam 22 casos por cada cem mil habitantes.

Segue-se Bragança com 18 casos por 100 mil, ou seja, teve, em 14 dias, 6 novos casos de infeção.

Há depois quatro concelhos que não registaram casos. A zero estiveram Vinhais, Miranda do Douro, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta.

Contas feitas, entre 3 e 16 de março, o distrito de Bragança teve um total de 50 novos casos de Covid-19, menos 38 do que no anterior período de contagem de 14 dias, o que representa uma descida de 43%.

Jornalista: Fernando Pires

Slider