A Câmara de Mirandela está disponível para avançar para a aquisição de cerca de mil testes rápidos de antigénio para a covid-19 para a testagem de todo o pessoal docente e não docente do agrupamento de escolas de Mirandela, da escola profissional de agricultura de Carvalhais e da escola profissional de Arte.
Uma semana antes de o Governo anunciar o plano de desconfinamento, a presidente do Município, Júlia Rodrigues, vai adiantando que, caso as autoridades de saúde não avancem para essa testagem, o Município está disposto a adquirir os testes de antigénio tal como já aconteceu a quando das eleições presidenciais, com a testagem dos membros das mesas de voto, e na semana passada com os elementos da Assembleia Municipal.
“O que vamos fazer é realizar os testes a toda a comunidade que lida com as crianças, no sentido de acautelar possíveis casos de covid-19, porque consideramos que é fundamental criar condições para que possam regressar à escola em segurança e vamos estabelecer as parcerias necessárias para que isso possa acontecer”, diz a autarca.
Júlia Rodrigues revela que o investimento com a aquisição dos testes rápidos ronda os 15 mil euros e que pode ser alargado ao ensino privado. “Basta que para tal, os dirigentes manifestem essa vontade”, acrescenta.
A câmara de Mirandela a mostrar disponibilidade para avançar para a testagem do pessoal docente e não docente de todas as escolas do concelho, caso as autoridades de saúde não o façam quando acontecer o desconfinamento.
Refira-se que a DGS emitiu recentemente uma norma onde refere que estão recomendados rastreios laboratoriais regulares nos estabelecimentos de ensino ao pessoal docente e não docente e no ensino secundário também aos alunos.
Ainda segundo a mesma norma, os rastreios devem ser periódicos nos concelhos com incidência cumulativa a 14 dias superior a 120 casos por cada 100 mil habitantes, o que em Mirandela significa ter mais de 26 casos.
Em Mirandela, no último registo da DGS (de 10 a 23 de fevereiro) dava conta de 51 casos em 14 dias.
Jornalista: Fernando Pires