NO ESCALÃO MAIS GRAVE DE INCIDÊNCIA DE CASOS DE INFEÇÃO, TAMBÉM PASSAM A ESTAR AFÂNDEGA DA FÉ E VINHAIS. NO TOTAL, SÃO AGORA 9 OS CONCELHOS DO DISTRITO A VERMELHO.
Nove dos doze concelhos do distrito de Bragança estão agora no risco de contágio extremamente elevado da Covid-19, mais três do que há uma semana. Apenas Carrazeda de Ansiães está agora no risco moderado, o menos grave dos quatro escalões.
É o que revela o boletim da Direção-Geral de Saúde, desta segunda-feira, que indica a taxa de incidência cumulativa nos 308 concelhos do país, em 14 dias, neste caso, entre 5 e 18 de janeiro.
Nesse período de tempo, Mogadouro foi o concelho do distrito com a mais alta taxa de incidência, com 2919 novos casos por 100 mil habitantes.
Relativamente ao mapa da DGS da semana passada, há agora mais três concelhos no escalão de maior gravidade, o de risco extremo de contágio, com mais de 960 casos por cem mil habitantes: Mirandela, Alfândega da Fé e Vinhais, que estavam no escalão de risco muito elevado.
Juntam-se aos seis que já estavam no risco extremo, na semana passada: Miranda do Douro, Macedo de Cavaleiros, Vimioso, Mogadouro, Bragança e Vila Flor.
No segundo escalão mais grave, o de risco muito elevado, entre os 480 e os 960 casos não há agora nenhum concelho do distrito.
No escalão elevado, onde constam os concelhos que tenham entre 240 e 480 casos por cada cem mil habitantes, há agora dois concelhos do distrito: Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta que, na semana passada estavam no escalão de risco moderado, o menos grave do mapa, onde agora só está o concelho de Carrazeda de Ansiães por ter menos de 240 casos por 100 mil habitantes.
Jornalista: Fernando Pires