O primeiro-ministro foi claro: haverá mais fiscalizações das autoridades quanto ao cumprimento das novas normas de combate à pandemia. GNR e PSP já estão a preparar fiscalizações nos locais onde normalmente se verificam aglomerações de pessoas. Haverá ainda operações de trânsito.
As novas medidas entram em vigor à meia-noite desta quarta e estão previstas para durar um mês, mas as sanções por eventual desrespeito por parte dos cidadãos serão logo sancionadas.
“Entre outras formas de intervenção, a PSP irá recorrer, sempre que avalie como necessário e em coordenação com as edilidades, ao encerramento ou restrição de acesso a espaços públicos de potencial grande concentração de pessoas”, adiantou ao JN fonte oficial da PSP que sublinha: “naturalmente que o desrespeito por esse encerramento ou restrição, ainda que por motivos legalmente previstos (como passear o animal de estimação) será imediatamente sancionada, porquanto não constitui motivo válido para entrada no espaço restrito”.
Tal como a PSP, a GNR também prevê orientar o patrulhamento para os locais e “espaços públicos de maior circulação e propícios ao ajuntamento de pessoas, nomeadamente praças, jardins e junto às zonas balneares, bem como nas imediações dos estabelecimentos escolares”, indicou fonte da Guarda que também irá efetuar “operações de fiscalização de âmbito rodoviário, especialmente para evitar a circulação entre concelhos”, aferindo se os deslocamentos se encontram a ocorrer ao abrigo das normas em vigor.
Foto: JN