Depois de esta quarta-feira ter sido renovado o estado de emergência e registado o recorde diário de novos casos de covid-19 devido à deterioração da crise pandémica, o Governo decidiu agravar as medidas restritivas.
António Costa anunciou, há instantes, após a reunião do concelho de Ministros, que no próximo fim-de-semana estará proibida a circulação entre concelhos e será obrigatório o recolher domiciliário após as 13:00 em todo o país, exceto em 25 concelhos que estão no risco moderado de contágio, entre os quais estão 3 do distrito de Bragança: Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo.
Se até aqui, os concelhos que estavam no escalão elevado (entre 240 e 480 casos por 100 mil habitantes) não tinham esse recolher obrigatório ao fim-de-semana (que seria o caso de Mirandela e Vinhais), a mudança das regras, impôs essa restrição também a esse escalão, o mesmo que estava aplicado aos concelhos de risco muito elevado e extremamente elevado.
Refira-se que, segundo os dados da DGS, que serviram de base ao Conselho de Ministros de hoje, estão no escalão de risco moderado (até 240 casos por 100 mil habitantes), os concelhos de Carrazeda, Freixo e Moncorvo.
No escalão elevado (entre 240 e 480 por 100 mil habitantes), os concelhos de Mirandela e Vinhais.
No escalão de risco muito elevado (entre 480 e 960) estão três concelhos do distrito: Alfândega da Fé, Bragança e Vila Flor enquanto no risco mais grave – extremamente elevado (mais de 960 casos por 100 mil habitantes) – estão 4 concelhos do distrito de Bragança: Miranda do Douro, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Vimioso.
Jornalista: Fernando Pires