Por: Nuno Amendoeira- Professor de Educação Física
É vulgar ouvir-se falar em desporto e associar os seus praticantes a atletas bem preparados fisicamente, uma vez que a grande maioria das atividades desportivas estão associadas a esforço físico. Neste artigo pretendo partilhar com os leitores o facto de que nem sempre que se fala em desporto se fala em esforço físico nem em resultados obtidos por influência da força, velocidade, resistência, ou outras capacidades físicas.
Por definição, o desporto é uma atividade, física ou não, sujeita a regras, que envolve treino e tem como finalidade a competição. De mãos dadas com a parte competitiva está o entretenimento dos espectadores e também dos seus praticantes. Apesar de os desportos mais reconhecidos como tal envolverem a atividade física, o desporto implica uma competência, que pode não ser física, continuamente com vista num resultado positivo.
Apresento uma lista de atividades que são consideradas desporto, e reconhecidas como tal de acordo com as condições enunciadas, mas não são vistas de forma unânime enquanto desporto, devido à ausência total ou parcial de esforço físico:
Automobilismo, motociclismo e hipismo: nestas três modalidades podemos afirmar que o esforço físico está presente mas não tanto como no ciclismo ou natação, por exemplo. Mesmo assim, há quem afirme que não são atividades desportivas, no entanto o sucesso é alcançado com recurso a capacidades ímpares;
Bilhar, matraquilhos e dardos: são atividades que se jogam sem esforço físico e com pouco movimento mas são reconhecidos como desportos. Geralmente há quem associe estas atividades a lazer até porque são praticados em vários cafés e salões de jogos;
Pesca: é maioritariamente pouco ativa, mas, dependendo do tipo e do local onde é feita, por vezes obriga a um determinado esforço físico, mas quando comparado com uma corrida ou um jogo desportivo, fica bastante abaixo nesse parâmetro;
Xadrez, poker e outros jogos de cartas: são seguramente as atividades desta lista que menos esforço físico impõem, mas em contrapartida baseiam-se em capacidades mentais como a concentração e estratégias.
Sintetizando, uma atividade é considerada desporto quando está ligada a um órgão oficial (federações), tem regras fixas em todas as partes do mundo, envolve treino e competição, e o seu praticante é um profissional que tem os seus rendimentos pela prática do mesmo.
O desporto é uma prática competitiva que exige atividade e esforço físico, inteligência, capacidade e habilidades intelectuais e comportamentais para se obter sucesso. Estas especificidades podem existir em agregado ou singularmente.
Aproveito a ocasião para desejar a todos os leitores Boas Festas e um Feliz 2021, de preferência resistindo ao sedentarismo.