O mais recente boletim das autoridades de saúde sobre a situação da pandemia da Covid-19 no distrito de Bragança, dá conta de um novo aumento de casos ativos, dado que se registaram – entre a noite da sexta-feira, e as 15,00 horas desta segunda-feira – mais casos novos (187) de infeção por Sars-Cov-2 do que pacientes recuperados (114).
Como não são especificados os concelhos onde aconteceram os novos casos nem os recuperados, só é possível fazer uma comparação dos casos ainda ativos.
Ainda assim, ao que apuramos, desde sexta-feira, o concelho de Mirandela registou 14 casos novos e viu 20 pacientes recuperarem da doença, o que dá uma diminuição de 6 casos ativos.
Nos 12 concelhos do distrito, apenas 3 registam menos casos ativos, face à passada sexta-feira: Torre de Moncorvo tem menos 12 ativos, o que equivale a dizer que o número de recuperados foi superior em 12 ao número de novos infetados. Em Mirandela, há menos 6 casos ativos e em Freixo de Espada à Cinta também se registou uma diminuição de 4 casos ativos do novo coronavírus.
Nos restantes 9 concelhos, houve mais novos casos de infeção do que recuperados e por isso também aumentou o número de casos ainda ativos.
Em Bragança, o aumento é de 28, face a sexta-feira. Vimioso regista mais 23 casos ativos. Miranda do Douro mais 16. Mogadouro mais 8. Alfândega da Fé tem mais 7 ativos, face a sexta-feira. Vila Flor aumentou mais 6 casos. Macedo de Cavaleiros tem mais 3. Vinhais tem mais 2 ativos, e Carrazeda de Ansiães volta a ter um caso ativo, depois de vários dias sem qualquer infetado.
Hoje faz precisamente 11 meses, que se registou o primeiro caso desta pandemia no distrito, e estão confirmados 4325 casos. Estão dados como recuperados 3488 pacientes.
Estão oficialmente confirmadas pelas autoridades de saúde 77 mortes, se bem que, durante o fim-de-semana se registaram pelo menos mais dois óbitos associados à Covid-19, mas que ainda não estão reportadas no boletim desta segunda-feira.
Restam ainda 760 casos ativos espalhados pelos 12 concelhos.
Confira a lista dos casos que ainda estão por recuperar em cada concelho:
BRAGANÇA 359
VIMIOSO 107
MIRANDELA 77 (49 na cidade, 4 na freguesia de Carvalhais, 4 em Vale de Telhas, 4 na Fradizela, 3 em Vale de Salgueiro: Os restantes 13 casos estão espalhados por várias freguesias que não são reveladas peça DGS por terem menos de 3 casos)
MIRANDA 52
MACEDO 51
VINHAIS 28
MONCORVO 22
ALFÂNDEGA 20
MOGADOURO 19
FREIXO 12
VILA FLOR 12
CARRAZEDA 1
Jornalista: Fernando Pires