Dia de “ponte” para os Funcionários Públicos, com creches e escolas fechadas. Esta segunda-feira, véspera de feriado, é um dia muito particular, devido às restrições impostas por causa da covid-19.
Esta segunda-feira é um dia a meio de um fim de semana prolongado para funcionários públicos e um início de semana atípico para os restantes trabalhadores.
Por decreto governamental, de 20 de novembro, é concedida tolerância de ponto à Função Pública nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
As atividades letivas e não letivas são suspensas em todos os estabelecimentos de ensino públicos, particulares e cooperativos de todos os graus de ensino (creches e pré-escolar incluídos) esta segunda-feira e na próxima (7 de dezembro).
As medidas mais restritivas apresentam-se nos 127 concelhos com risco muito elevado e extremamente elevado de infeção por covid-19, para os quais foi decretada a proibição de circulação na via pública, entre as 13 horas e as 5 horas da madrugada aos sábados, domingos e feriados (28, 29 de novembro e 1 de dezembro). O esquema repete-se na semana seguinte (5,6 e 8 de dezembro). O recolher obrigatório, hoje e na próxima segunda-feira, aplica-se das 23 às 5 horas da manhã.
Esta segunda-feira, 30 de novembro (o mesmo a 7 de dezembro), os estabelecimentos comerciais podem funcionar entre as 8 e as 15 horas. Aos fins de semana e feriados (1 e 8 de dezembro) os estabelecimentos comerciais apenas podem funcionar entre as 8 e as 13 horas.