A Câmara Municipal de Vinhais lançou um apelo aos habitantes do concelho para não realizarem as tradicionais matanças do porco, uma prática ancestral que continua enraizada na cultura popular que é propícia à aglomeração de pessoas e ao convívio.
“Este ano, devido ao contexto que atravessamos, tal não é possível nem desejável, de forma a proteger a saúde de todos”, explicou fonte do município liderado pelo socialista Luís Fernandes.
Como a época das matanças do porco está a aproximar-se, a autarquia, em colaboração com matadouro municipal, vão permitir que os abates dos porcos sejam realizados na unidade de abate, sendo o transporte dos animais dentro do concelho de Vinhais assegurado pela Câmara, ficando a entrega das carcaças a cargo dos serviços do matadouro. Os produtores pagarão metade do preço pelo abate. Assim, todas as quintas-feiras do mês de dezembro, exceto dia 24 e até 21 de janeiro de 2021, serão destinadas para este serviço, sendo a entrega efetuada em casa dos utentes na sexta-feira seguinte. “Com este serviço pretende-se que todos tenham a possibilidade de continuar a usufruir desta fonte de rendimento e sustento familiar”, explicou fonte do município.