Vimioso e Vinhais passam a integrar a lista vermelha. Governo adota medidas iguais para os concelhos que tenham mais de 460 (risco muito elevado) e os que têm mais de 960 casos por cada cem mil habitantes (risco extremamente elevado), levando a que sete concelhos (incluindo Mirandela) tenham de cumprir recolher obrigatório a partir das 13,00 horas, nos próximos dois fins de semana e também nos feriados de 1 e 8 de dezembro.
O Primeiro-Ministro acabou de anunciar, em conferência de imprensa, as novas medidas de restrição para conter a propagação da Covid-19, após a reavaliação dos concelhos considerados de risco com os dados da DGS sobre a incidência cumulativa nos últimos 14 dias.
Entretanto, ao contrário do que tinha sido avançado por alguns órgãos de comunicação social, o Governo não criou três, mas apenas dois níveis de escalonamento nos concelhos com casos de Covid-19, e ajustar as medidas restritivas em função do grau de risco.
As medidas mais restritivas são agora para todos os concelhos com mais de 480 casos por cada cem mil habitantes que também passam a ter as mesmas medidas aplicadas aos concelhos que tenham mais de 960 casos por cada 100 mil habitantes.
Ficando com medidas menos restritivas, os concelhos que tenham entre 240 e 480 casos.
Sendo assim, no distrito de Bragança, sete concelhos vão continuar a ter as medidas mais penalizadoras, nos próximos dois fins-de-semana, bem como nos feriados de 1 e 8 de dezembro, onde há a obrigatoriedade de recolher obrigatório a partir das 13,00 horas, para além do recolher obrigatório durantes os dias úteis, a partir das 23,00 horas.
Os concelhos são. Bragança, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo.
Diga-se que o recolher obrigatório nestes concelhos tem exceções para os seguintes estabelecimentos:
Farmácias;
Clínicas e consultórios;
Estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para a rua até 200 m2;
Bombas de gasolina;
A partir das 13h00, os restaurantes só podem funcionar através de entrega ao domicílio.
Os concelhos com mais de 240 e menos de 480 casos por cada cem mil habitantes vão manter restrições menos penalizadoras, dado que não têm a obrigatoriedade de recolher obrigatório nos fins-de-semana e nos feriados de 1 e 8 de dezembro, mas apenas durante a semana. No distrito de Bragança estão abrangidos três concelhos: Vimioso, Vinhais e Miranda do Douro.
Já os concelhos de Carrazeda de Ansiães e Vila Flor estão no lote dos 17 de todo o país que saíram da lista vermelha, porque não atingiram, nos últimos 14 dias, o patamar máximo de 240 casos por cada cem mil habitantes.
Entretanto, das novas medidas anunciadas por António Costa que passam a ser aplicadas em todo o território do Continente, destaque para o uso obrigatório de máscara nos locais de trabalho, proibição de circulação entre concelhos entre as 23h de 27 novembro e as 5h de 2 dezembro e ainda entre as 23h de 4 dezembro e as 5h de 9 dezembro, suspensão das atividades letivas a 30 novembro e 7 dezembro, tolerância de ponto a 30 de novembro e 7 de dezembro.
Jornalista: Fernando Pires