Doentes em ambiente hospitalar ou em cuidados de Saúde são prioritários. Em escolas ou lares, podem ser feitos em caso de surto.

Os testes rápidos à covid-19 no acesso a serviços de saúde podem ser feitos a partir desta segunda-feira, confirmou, ao JN, o Ministério da Saúde (MS). As Administrações Regionais de Saúde (ARS) já os terão recebido “para redistribuir pelas unidades hospitalares para serem usados em Adr-Comunitários (Área Dedicada para Doentes Respiratórios) ou em casos de surtos”.

O diploma assinado este domingo pelo presidente da República prevê que os testes possam ser feitos por trabalhadores, utentes ou estudantes à entrada de serviços, bem como a guardas prisionais quando, por exemplo, transportam reclusos. Mas há prioridades, frisou o MS, invocando a norma 19 da DGS: doentes em ambiente hospitalar ou em cuidados de saúde tal como para o rastreio de profissionais de saúde. No caso de surtos em escolas ou lares, “a ativação da reserva é feita sob indicação” das equipas de saúde pública.

Ler mais: https://www.jn.pt/nacional/testes-rapidos-prontos-a-avancar-a-partir-de-hoje-13013958.html?fbclid=IwAR3nSiJOgaf9cXRSXjbY1qPbKepMTNBCDKc43RC3UKsQe0iggJmOxq4w4rc

Slider