O surto do novo coronavírus no lar gerido pela Santa Casa da Misericórdia de Mirandela (SCMM) já totaliza 24 infetados, depois de mais um utente ter testado positivo, este sábado, após ter dado entrada no serviço de urgência do hospital local, com alguns sintomas, confirmou o Provedor daquela instituição particular de solidariedade social, Adérito Gomes.
Os primeiros casos deste surto foram detetados a meio da semana. Primeiro testou positivo uma funcionária e logo depois duas utentes, levando as autoridades de saúde a avançar para a testagem de todas as colaboradoras do Lar – 40 funcionárias – e aos restantes 80 utentes. Até ontem, estavam confirmados 23 casos positivos (19 utentes e 4 funcionárias), com o caso conhecido este sábado, passam a ser 24 os casos positivos (20 utentes e 4 funcionárias).
De acordo com o Provedor da SCMM, os utentes infetados mantêm-se nas instalações, tendo sido criado um circuito covid, no piso térreo do edifício, onde funcionava o ginásio, para onde foram transferidos os casos positivos.
Entretanto, este sábado não se conhece o boletim das autoridades de saúde sobre a situação epidemiológica no distrito, mas , ao que apuramos, para além deste novo caso de um utente do lar “Hospitel”, o concelho de Mirandela registou nas últimas 24 horas mais um caso positivo, totalizando agora 73 casos ainda ativos, quando há uma semana o número era de apenas 38.
Jornalista: Fernando Pires