Enquanto não é conhecido o relatório das autoridades de saúde do distrito de Bragança, relativo às alterações que se verificaram, nas últimas 24 horas, na situação epidemiológica do novo coronavírus, é já possível adiantar que existem mais cinco casos positivos no concelho de Mirandela, face aos que constavam, ontem, no boletim de quinta-feira.
Três casos foram registados na freguesia de São Salvador, todos ligados à família de uma mulher que já tinha testado positivo no passada terça-feira. Os dois pacientes mais idosos estão internados no hospital de Mirandela, os restantes estão a cumprir isolamento no domicílio.
Os restantes dois casos positivos das últimas 24 horas no concelho de Mirandela são de duas funcionárias do infantário “Arco-Íris”, da Santa Casa da Misericórdia, confirmados pelo próprio Provedor, e que se juntam ao caso positivo detetado no início da semana de uma educadora, e que já tinha levado ao fecho da sala de 1 ano.
Com estes dois novos casos de infeção, foi, hoje, encerrada a sala dos bebés daquele infantário. “Esta manhã, fomos informados que essas duas colaboradoras tinham testado positivo e, seguindo as indicações das autoridades de saúde, encerramos a sala dos bebés, com a diretora do infantário também a ficar em isolamento já que esteve em contacto com os bebés e com as funcionárias”, adiantou Adérito Gomes.
Entretanto, no infantário “Miminho”, também gerido por aquela instituição, está fechada a sala de um ano, dado que um bebé de 17 meses testou positivo, apesar de “já há mais de uma semana que a criança em causa não frequentava o infantário, logo após os pais terem testado positivo”.
Ainda assim, “as funcionárias que estavam afetas a essa sala, já testaram e aguardam resultado laboratorial, em casa”, acrescentou o Provedor.
Ainda segundo Adérito Gomes, a mãe de um outro bebé de 8 meses, testou positivo, esta semana, mas a criança “teve um resultado negativo”, pelo que a sala dos bebés do infantário “Miminho” continua aberta, por indicação das autoridades de saúde.
Entretanto, os últimos dados avançados pela ULS Nordeste sobre o número total de pacientes com Covid-19, internados nas três unidades hospitalares do distrito de Bragança, referentes à meia-noite da passada quarta-feira, apontavam para 46 doentes, 39 dos quais estavam em internamento e 7 nos cuidados intensivos.
Ou seja, dos mais de 650 casos ativos no distrito, apenas cerca de 7% é que necessita de cuidados hospitalares, os restantes 93% recuperam no domicílio.
Os três hospitais do distrito de Bragança têm também internados, atualmente, seis doentes com Covid-19 que foram transferidos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, onde a situação está complicada com uma forte pressão devido à grande incidência de infeções covid-19 na região.
Jornalista: Fernando Pires