Face à aproximação do Dia de todos os Santos e tendo em conta a situação epidemiológica do concelho de Mirandela, a Câmara Municipal de Mirandela anunciou, esta sexta-feira, na sua página da rede social Facebook, um conjunto de medidas preventivas para a abertura controlada dos dois cemitérios municipais, na cidade de Mirandela entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro.
Entre as quais está a limitação do número de pessoas, em simultâneo, de 100 pessoas no cemitério de Mirandela (Velho) e 150 pessoas no cemitério de Golfeiras.
Está também limitado do tempo de permanência de cada pessoa no interior dos cemitérios, num total de 15 minutos, sendo obrigatória a desinfeção das mãos, o uso de máscara e o cumprimento do distanciamento físico de, pelo menos, 2 metros entre pessoas.
As instalações sanitárias públicas vão estar encerradas, é proibida a partilha de utensílios e não serão efetuadas celebrações no interior dos cemitérios.
Como a gestão dos cemitérios das aldeias e da vila do concelho, é da competência das Juntas e Uniões de Freguesias, foi recomendada a aplicação e adoção das mesmas medidas, adaptadas a cada realidade.
O Município sublinha ainda que as medidas preventivas adotadas para a abertura controlada dos cemitérios têm caráter municipal, podendo ser modificadas consoante a evolução epidemiológica da COVID-19 no concelho ou através da indicação de outras medidas preventivas que sejam emanadas pela Autoridade de Saúde.
Jornalista: Fernando Pires