O lar de idosos privado Casa de Repouso Afonso, em Macedo de Cavaleiros, tem 12 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, a maior parte dos quais sem sintomas da doença covid-19, informou esta segunda-feira a direção.
A diretora-técnica, Marta Teixeira, concretizou à Lusa que já foram feitos testes a todos os residentes e colaboradores e os resultados revelaram “10 casos positivos entre os utentes e dois funcionários com a infeção “, num universo de “40 idosos e 20 funcionários “.
“Nenhum idoso está hospitalizado, a maioria dos infetados está assintomática e alguns têm sintomas como tosse”, descreveu a diretora-técnica, acrescentando que todos os idosos se mantêm na instituição.
Segundo disse, o lar criou duas alas, uma para os positivos e outra para os negativos, no caso dos utentes, e em relação aos funcionários, os dois positivos estão em isolamento profilático e os que estão ao serviço estão a funcionar no regime de equipas espelho.
A responsável indicou ainda que “a situação está estável” e a ser orientada pelas diferentes entidades relacionadas com o processo como a Câmara Municipal, Segurança Social, Proteção Civil e Saúde Pública.
O surto foi detetado depois de, na quarta-feira, 14 de outubro, uma utente ter sido hospitalizada para uma intervenção cirúrgica.
A utente foi testada e deu positivo, o que levou a realizar o rastreio em todo o lar.