Freguesia de Aguieiras tem agora 18, dos 19 casos ainda ativos no concelho de Mirandela.
Os dados atualizados, esta segunda-feira, sobre a situação epidemiológica no distrito de Bragança, no mais recente relatório das autoridades de saúde (que já não era divulgado desde a passa quinta-feira), dá conta de um total de 64 novos casos de Covid-19, desde a passada sexta-feira, entre os quais estão incluídos os 33 casos detetados no lar de Carção (e não 37 como avançou o autarca de Vimioso), que já resultaram em duas mortes (dois utentes de 85 e 87 anos).
No relatório, o concelho de Mirandela regista três novos casos, todos na freguesia de Aguieiras, se bem que dois deles já tínhamos dado conhecimento durante o fim-de-semana.
Os restantes 28 novos casos de infeção foram registados em mais oito concelhos: Bragança (8), Macedo de Cavaleiros (8), Freixo de Espada à Cinta (4), Carrazeda de Ansiães (3), Vinhais (1), Vila Flor (1) e Miranda do Douro (1).
Há também mais dois novos casos importados.
Contas feitas, desde o início da pandemia, a 14 de março, o distrito de Bragança já teve um total de 636 casos, tendo já recuperado 431 pacientes. 26 pessoas perderam a vida.
Há agora 179 casos ainda ativos da doença, distribuídos por 11 concelhos, sendo que apenas Alfândega da Fé não regista nenhum caso de infeção.
O concelho de Vimioso tem agora 58 casos (33 em Carção, 21 em Vimioso e 4 em Argozelo). O concelho de Bragança ainda tem 34 casos por recuperar (24 deles na União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo e 9 na UF Aveleda e Rio de Onor). Macedo de Cavaleiros tem ainda 26 casos ativos (4 deles nas Arcas e 3 em Lamas de Podence). Mirandela tem 19 casos (18 na freguesia de Aguieiras). Mogadouro tem 10 infetados (3 deles em Vila D’Ala).
Vinhais contabiliza 8 casos (6 deles na UF de Soeira, Fresulfe e Mofreita). Freixo de Espada à Cinta tem 6 casos (todos em Poiares). Torre de Moncorvo tem 5 (3 deles na Horta da Vilariça). Miranda do Douro regista ainda 4 infetados. Carrazeda de Ansiães tem 3 ativos e Vila Flor tem um caso agora ativo.
Há ainda 5 casos importados: 2 da região de Lisboa e Vale do Tejo. 2 da Póvoa de Lanhoso e 1 de Madrid (Espanha).
Jornalista: Fernando Pires