Depois de ter visto recuperar os únicos dois pacientes que ainda tinha ativos, após o processamento dos testes na noite da passada sexta-feira, o concelho de Miranda do Douro tem um novo caso de infeção por Covid-19, confirmado no último relatório das autoridades de saúde pública, após o conhecimento dos resultados laboratoriais de mais de uma centena de testes.
Para as próximas horas, aguardam-se os resultados de cerca de uma dezena de residentes na freguesia de Aguieiras, que pertencem à rede de contactos dos 14 infetados, que já testaram positivo desde o dia 30 de agosto, sendo que ainda há algumas pessoas que, apesar de não estarem infetados, estão a ser sujeitos a isolamento profilático.
O mesmo acontece com os contactos diretos (familiares) da mulher de 34 anos, de nacionalidade ucraniana, radicada em Mirandela há vários anos e que testou positivo no final da semana passada. Apesar dos testes terem dado negativo, estão em isolamento.
Diga-se que Aguieiras é mesmo a freguesia do distrito de Bragança com mais casos ativos de infeção, com 14 pacientes infetados.
Desde que começou a pandemia, há seis meses, o distrito de Bragança já viu serem confirmados 555 casos positivos do novo coronavírus, que resultaram em 24 mortes, sendo que 421 já recuperaram da doença.
Restam agora 110 casos ainda ativos, com o concelho de Vimioso a ser o que concentra o maior número de infeções, com 31 (5 deles em Argozelo).
Segue-se o concelho de Bragança com 24 casos ainda ativos (22 são no meio rural). O concelho de Macedo de Cavaleiros regista ainda 18 infetados (distribuídos pela cidade, Arcas e Lamas).
O concelho de Mirandela tem 15 casos ainda ativos (14 deles em Aguieiras). Mogadouro regista 10 casos ativos (3 em Vila D’Ala).
Torre de Moncorvo tem ainda 4 casos por recuperar (3 são de Horta da Vilariça) e Miranda do Douro tem agora um caso ativo da doença.
Jornalista: Fernando Pires