Nas últimas horas, as autoridades de saúde do distrito de Bragança registaram 15 recuperados e um caso novo confirmado em Vila Flor.

Está recuperada a jovem estudante da comunidade africana que frequenta a Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela e que tinha testado positivo no dia 14 de julho.

Depois de dois testes negativos, consecutivos, as autoridades de saúde já deram como clinicamente curada da doença a jovem estudante de 22 anos.

Sendo assim, resta apenas um paciente ainda com a doença ativa no concelho mirandelense: um emigrante (sazonal) de 49 anos, que estava a trabalhar na Suiça e regressou à sua aldeia, em Vila Verde, tendo testado positivo no dia 28 de julho, e que está a cumprir meticulosamente com as indicações da autoridade de saúde pública, permanecendo em isolamento na sua habitação, desde então.

Nos dados atualizados da situação epidemiológica no distrito de Bragança, há mais um caso positivo registado no concelho de Vila Flor. Trata-se de um homem de 51 anos de idade.

Nas últimas 24 horas, há então 14 pacientes recuperados (15 com o caso de Mirandela), sendo 8 do concelho de Miranda do Douro e 6 do concelho de Bragança, os dois concelhos que contabilizam mais casos ainda ativos, representando 83% do total de casos no distrito.

Até ao momento, cinco meses depois do início da pandemia, já foram realizados mais de 17 400 testes para a Covid-19 no distrito de Bragança com um total acumulado de 415 casos positivos.

319 já recuperaram da doença (77%). Há a lamentar 24 óbitos associados ao novo coronavírus (6%). Restam 72 pacientes ainda com a doença ativa (17%).

34 são do concelho de Bragança. 26 de Miranda do Douro. 4 de Macedo de Cavaleiros. Há depois seis concelhos com apenas um caso ativo: Mirandela, Torre de Moncorvo, Vinhais, Mogadouro, Vimioso e Vila Flor.

Há ainda dois casos importados da Região de Lisboa e Vale do Tejo por curar.

As autoridades de saúde pública têm mais de 150 contactos sob vigilância.

Jornalista: Fernando Pires

Slider