O Instituto Politécnico de Bragança vai abrir a primeira licenciatura em Enologia do sistema Politécnico já no próximo ano letivo com vinte alunos. A nova licenciatura em Enologia é uma formação diferenciadora com uma forte componente prática e de inovação aliada à investigação aplicada. A licenciatura em Enologia abre a possibilidade aos detentores do Diploma de Técnico Superior Profissional, e em particular os de Viticultura e Enologia, de prosseguirem os estudos ao nível de licenciatura e aos profissionais já no mercado de trabalho a possibilidade de fazerem uma formação avançada e de atualizarem conhecimentos. A licenciatura vem assim dar resposta ao aumento da procura de quadros na área da viticultura e enologia, promovendo a fixação de jovens qualificados nas regiões vitivinícolas, potenciando a criação de projetos inovadores. 

A formação prevista para esta nova licenciatura vai ao encontro daquilo que são as necessidades de um sector em constante mudança, sujeito a uma competitividade cada vez maior à escala global. Os alunos vão ter ao dispor condições laboratoriais e vinhas experimentais para desenvolver a sua formação prática, além da possibilidade de realizar atividades nas explorações vitivinícolas através das parcerias existentes. 

Para além disso, vão ter também a possibilidade de flexibilizar o percurso educativo, através da escolha de Unidades Curriculares Inovadoras (Projeto Demola; Inovação Baseada em Desafios; Estágio de Iniciação Científica; Empreendedorismo, entre outras) que vão permitir, durante a formação, o seu envolvimento em projetos de investigação aplicada e interação com o mundo do trabalho. A estrutura do curso está ainda alinhada com as formações oferecidas por outras instituições de ensino superior a nível europeu, permitindo assim a mobilidade dos estudantes e o reconhecimento das suas habilitações no seu futuro profissional. 

O IPB tem uma tradição já consolidada nesta área de formação, iniciada há 15 anos com o Curso de Especialização Tenológica em Vitivinicultura e posteriormente com o Curso Técnico Superior Profissional em Viticultura e Enologia. A par da formação, a atividade de investigação na área alimentar, desenvolvida no Centro de Investigação de Montanha, classificado recentemente como Excelente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), tem colocado o IPB no topo dos principais rankings mundiais nesta área. 

Slider