Nas últimas 24 horas, a autoridade de saúde pública do distrito de Bragança registou mais um novo caso de infeção pelo novo coronavírus no concelho de Miranda do Douro, o mais fustigado com a pandemia, nos últimos dias, sendo mesmo aquele que tem o maior número de casos ainda ativos da doença.
O mais recente caso positivo é de uma idosa de 90 anos da aldeia de Pena Branca. Há ainda o registo de mais um paciente dado como recuperado, no concelho de Bragança, depois de dois resultados negativos consecutivos nos testes para a Covid-19, condição essencial para que as autoridades de saúde considerem que o paciente está clinicamente curado.
Sendo assim, os dados atualizados no distrito de Bragança, dão conta de um total de 373 casos confirmados desde o início da pandemia, após a realização de mais de 15 700 testes. Morreram 24 pessoas, sendo que o último óbito associado à Covid-19, já aconteceu no final do mês de maio.
Estão recuperados 252 pacientes e continuam com a doença ativa 97 pessoas no distrito. Miranda do Douro tem agora 48, praticamente metade dos casos totais no distrito. Bragança contabiliza 21 casos ainda ativos. O concelho de Macedo de Cavaleiros tem 11. Torre de Moncorvo soma 4 casos. Mirandela e Vimioso contam dois casos. Vinhais, Mogadouro e Carrazeda de Ansiães têm um.
Os restantes seis casos ainda ativos são importados: cinco de Lisboa e Vale do Tejo e um de Aveiro.
Aguardam resultado laboratorial cerca de seis dezenas de pessoas e a autoridade de saúde pública tem ainda cerca de 500 contactos sob vigilância.
Jornalista: Fernando Pires