Nos últimos sete dias, o distrito de Bragança registou um total de 41 novos casos de infeção.

Apesar de este domingo não ter havido nenhum registo de casos novos de infeção pelo novo coronavírus, essa situação fica a dever-se ao facto de não terem sido processados os resultados laboratoriais  de alguns testes, o que só irá acontecer esta segunda-feira, 21 dos quais dizem respeito a jovens estudantes da comunidade africana que frequentam a ESACT (Escola Superior de Comunicação,Administração e Turismo de Mirandela), escola desconcentrada do IPB.

A autoridade de saúde pública do distrito optou por notificá-los para realizarem os testes para a Covid-19, este sábado, tendo em conta que teve conhecimento que terão estado numa festa, em Mirandela, nos últimos dias, onde também marcaram presença duas jovens estudantes africanas, oriundas de Bragança, que estavam em isolamento profilático, devido a estarem na rede de contactos de uma cadeia de transmissão ativa do vírus na capital de distrito. Os resultados só devem ser conhecidos ao final do dia desta segunda-feira.

Nos últimos dias, a PSP tem-se deparado com ajuntamentos de jovens africanos, quer em Bragança quer em Mirandela, e na capital de distrito foi mesmo necessário retirar mais de 80 jovens que estavam numa festa num espaço de diversão noturna, na madrugada deste sábado.

A situação epidemiológica no distrito tem vindo a agravar-se  nas últimas semanas, com destaque para duas cadeias de transmissão, em Bragança (na comunidade africana do IPB) e em Miranda do Douro, onde os dois concelhos já representam cerca de 80 por cento do total de casos ativos da doença.

Desde a passada segunda-feira, até hoje, o distrito teve mais 41 novos casos de infeção, que já  representa uma das piores semanas desde que começou a pandemia há cerca de quatro meses.

Dados atualizados no distrito dão conta que já foram confirmados 347 casos que resultaram na morte de 24 pessoas. Já recuperaram 243 pacientes, continuando 80 com a doença ativa.

Miranda do Douro tem um total de 38 casos. Bragança 26. Torre de Moncorvo contabiliza 3 casos, enquanto Vinhais e Macedo de Cavaleiros mantêm dois casos ativos.

Com um caso de infeção continuam os concelhos de Mirandela e Vimioso.Mirandela e Vimioso. Os restantes sete casos são importados. Seis de Lisboa e Vale do Tejo e um de Aveiro.

Jornalista: Fernando Pires

Slider