Alfândega da Fé será, a partir de amanhã e até dia 24 de abril, é palco da quinta edição do Fórum Internacional de Estudos Globais (FIEG), promovido pelo Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (UAb). O evento, que se afirma como o maior de sempre, reúne mais de 60 oradores e investigadores de várias nacionalidades, distribuídos por 18 painéis de debate dedicados ao tema das figuras construtoras da globalização.

Com o objetivo de refletir sobre o papel de personalidades e instituições no processo de globalização, o FIEG 2025 propõe uma abordagem multidisciplinar, integrando perspetivas históricas, culturais, económicas e políticas. Investigadores provenientes de países como Brasil, Timor, Canadá e França marcarão presença, numa iniciativa que, segundo José Eduardo Franco, diretor do Centro de Estudos Globais da UAb, “coloca Alfândega da Fé numa rede global de partilha de saber e conhecimento”.

A organização do Fórum resulta de uma parceria entre a Universidade Aberta, o Município de Alfândega da Fé, o Instituto Francês de Imprensa (IFP) e o Centro de Pesquisa e Análise Interdisciplinar sobre Mídias (CARISM), associado ao doutoramento em Ciências da Informação e da Comunicação da Universidade Panthéon-Assas – Paris II. Esta edição está ainda acreditada como ação de formação para professores e profissionais da educação e cultura.

Um dos momentos altos do evento será a assinatura de um Protocolo de Cooperação entre a Universidade Aberta e o Município de Alfândega da Fé, agendada para as 19h00 do dia 23 de abril. O acordo prevê a criação de um Polo de Cultura e Ciência no concelho, associado à cátedra Mestre José Rodrigues, com o intuito de impulsionar projetos científicos e académicos no território.

Para Eduardo Tavares, presidente da autarquia, o novo polo será “uma mais-valia para a comunidade” e uma oportunidade para “atrair a comunidade científica, promover a investigação e aprofundar o trabalho nas áreas da educação e da cultura”.

O Fórum terá lugar no Auditório Manuel Faria da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, com início às 9h00.

Jornalista: Micaela Costa

Slider