A cerimónia aconteceu no sábado em Arnal, onde o foco foi a inauguração das esculturas de Paulo Mouro, escultor do concelho.
A Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães contribuiu para as obras de recuperação, que envolveram a zona envolvente e para a instalação do Miradouro da Paixão, da autoria de Paulo Moura. O objetivo é a valorização do património local.
A ermida passou por três intervenções nos últimos tempos. Primeiro deu-se a melhoria da capela, depois do espaço envolvente e por conseguinte a implementação do miradouro e por último a integração das esculturas.
A empreitada foi uma colaboração do município, da diocese e da freguesia de Linhares, com um investimento de cerca de 190 mil euros, sendo que 85% foi cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, NORTE2020 e Portugal2020.
A obra focou-se na criação de áreas de lazer, reabilitação dos acessos, das instalações sanitárias e do Parque de Merendas, assim como a implementação de um percurso do Pretório até ao Calvário, com 14 Estações da Via Sacra sinalizadas com esculturas, que representam cenas da Paixão de Cristo.
Jornalista: Mafalda Morais
Fotografia: CM Carrazeda de Ansiães