Agência Portuguesa do Ambiente confere designação de praia fluvial ou zonas de águas balneares à Praia “Arquiteto Albino Mendo”, Vale de Juncal, Maravilha e Quintas. Definida a lotação máxima de 800 pessoas para a praia fluvial de Mirandela que repete distinção da Bandeira Azul.
Começa, esta quarta-feira, a época balnear nas quatro praias fluviais e zonas de águas balneares do concelho de Mirandela, assim reconhecidas pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente – que vai prolongar-se até 13 de Setembro.
No âmbito do plano de contenção face à Covid-19, a época balnear teve este ano um arranque faseado em todo o país e com a salvaguarda de que as autoridades, dentro deste período, terão de garantir todas as normas de higiene e segurança emitidas pela Direção-Geral de Saúde.
Pelo segundo ano consecutivo, foi atribuída à Praia Fluvial “Arquiteto Albino Mendo”, na zona verde do Parque Dr. José Gama, a bandeira azul, símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente pela Associação Bandeira Azul da Europa, a praias fluviais e costeiras que cumpram um conjunto de critérios relativos à informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e equipamentos e ainda segurança e serviços.
“A partir de hoje” (1 de julho) “é aberta a época balnear no nosso concelho, nas quatro praias designadas como zonas balneares. Estão nestas circunstâncias a praia Arquiteto Albino Mendo, na zona verde, a praia de Vale de Juncal, da Maravilha e de Quintas. A diferença é que a praia Arquiteto Albino Mendo tem mais uma vez a bandeira azul, que será hasteada no dia 6 de julho, e as outras têm a designação normal e não são vigiadas. Na zona verde, teremos zonas de circulação com sinalização das zonas de entrada e saída e também haverá ainda um espaço próprio para quem possa ter suspeitas de Covid para o seu confinamento e depois ser acompanhado pelas autoridades de saúde”, explica José Miguel Cunha, vice-presidente do Município de Mirandela.
A APA também já definiu a capacidade permitida de veraneantes nessas praias fluviais e águas balneares. A praia fluvial Arquiteto Albino Mendo terá capacidade máxima diária de 800 pessoas, Vale de Juncal com 500 pessoas, Quintas terá capacidade máxima de 200 pessoas e a Maravilha apenas 50 pessoas. “Em todas as praias vão estar bandeiras a sinalizar a sua ocupação: a verde, amarela e vermelha. A praia Arquiteto Albino Mendo terá vigilância de nadadores-salvadores e nesse espaço o Clube Fluvial de Mirandela terá uma esplanada e a dinamização de diversas actividades”.
A qualidade da água também já está disponível no site da APA. É excelente em três das praias e aceitável em Vale de Juncal. “Já fizemos uma visita ao local e suspeita-se que existem algumas descargas que não se sabem de onde vêm e que provocam alguma espuma. A própria GNR já esteve no local, mas ainda não há conclusões”, adianta o vice-presidente da CMM.
José Miguel Cunha revela ainda que é propósito do Município candidatar para a próxima época balnear de 2021 as praias de Frechas, Miradeses e da Ponte da Pedra para que a APA as venha a designar como praias fluviais ou zonas de águas balneares. “Ao nível da APA esses locais não são considerados como zonas balneares, porque têm de cumprir algumas regras e uma delas é a qualidade da água. Já submetemos o pedido de início de procedimento da designação para a praia de Frechas e para a da Ponte da Pedra, junto a Torre de Dona Chama, pelo que já procedemos à recolha da água para verificarmos se ela tem resultado de excelência para começarem a ser designados como tal. O mesmo vai acontecer com Miradeses em parceria como Valpaços para designar aquele espaço como praia fluvial”.
Começa esta quarta-feira, a época balnear nas quatro praias fluviais e zonas de águas balneares do concelho de Mirandela que vai prolongar-se até 13 de setembro.
Jornalista: Fernando Pires