Em 2027, Mirandela vai ser palco do Campeonato Europeu de Canoagem, divulgou a autarquia.
Depois de já receber anualmente o Campeonato Nacional de Fundo, a cidade de Mirandela dá mais um salto importante na modalidade e recebe em 2027, o Campeonato Europeu da modalidade.
Segundo a autarquia, o evento deverá contar com a participação de cerca de 500 atletas, acompanhados do respetivo staff, representando 25 nacionalidades diferentes.
O município explica que, no passado dia 31 de janeiro, a cidade recebeu a visita de Ruud Heijselaar, membro da Associação Europeia de Canoagem, e Ricardo Machado, presidente da Federação Portuguesa de Canoagem.
“O objetivo da deslocação foi avaliar as condições que a cidade do Tua oferece para a prática deste desporto. A comitiva comprovou a qualidade da infraestrutura e o potencial da região para acolher competições de grande escala”, esclarece, em comunicado.
Adianta ainda que o anúncio oficial ocorreu ontem à tarde e foi divulgado pela European Canoe Association.
Vera Preto, vereadora da Câmara Municipal de Mirandela, destacou a importância da canoagem para a cidade e para toda a região, sublinhando o facto de ser um desporto com uma pegada ambiental reduzida. “A canoagem é uma modalidade que respeita o meio ambiente e que causa um impacto muito positivo para o turismo e para a economia local”, afirmou.
Antes do possível Campeonato Europeu em 2027, as águas do rio Tua já têm um compromisso marcado com a modalidade.
Recorde-se que também antes deste compromisso, as águas do rio Tua recebem, nos dias 29 e 30 de março de 2025, o Campeonato Nacional de Fundo, que deverá reunir mais de 1000 atletas.
Jornalista: Rita Teixeira