A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) celebrou um contrato de financiamento com o Turismo de Portugal, para a implementação de um projeto no campo da informação turística. Trata-se da criação de um assistente virtual, que será um careto, com recurso a inteligência artificial (IA).
O papel do guia turístico virtual será fornecer informação turística sobre o território, segundo revela a CIM-TTM. O projeto representa um investimento total de 178.297,21 euros e é financiado pelo programa “Linha + Interior Turismo”, e pretende transformar a experiência dos visitantes, reforçando a atratividade do território.
O assistente estará acessível através do website das Terras de Trás-os-Montes e ainda dos sites dos nove municípios que integram as Terras de Trás-os-Montes, assim como de QrCodes instalados nos pontos turísticos. “Tal permitirá aos utilizadores interagir através de texto ou voz para obter informações detalhadas sobre o território e os vários pontos turísticos e em diversas línguas. Esta solução está desenhada para garantir garante acessibilidade e inclusão, proporcionando uma experiência personalizada e imersiva”, explica a CIM-TTM.
Entre os principais benefícios deste projeto destaca-se a disponibilidade contínua, como informações turísticas acessíveis em qualquer lugar e a qualquer hora. Outro ponto chave é a interatividade e personalização com sugestões de visitas adaptadas aos interesses dos utilizadores.
O uso de IA servirá para reforçar a sustentabilidade e inovação, para uma abordagem moderna e eficiente na disponibilização de informação e divulgação turística.
“Com este projeto, a CIM das Terras de Trás-os-Montes aposta numa estratégia inovadora de divulgação, reforçando a competitividade turística da região e dinamizando a economia local. A solução contribuirá para a valorização do património cultural, natural e gastronómico das Terras de Trás-os-Montes, oferecendo aos visitantes uma nova forma de explorar o território com comodidade e precisão, através de um Avatar que assumirá a forma de um Careto”, explica.
A assinatura deste contrato marca um passo significativo para a digitalização da experiência turística promovendo a sustentabilidade e inovação no setor. A sessão decorreu em Viana do Castelo e contou com a presença do presidente do Conselho Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, Pedro Lima, do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, do presidente da Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins e do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado. Para além do acordo celebrado com as Terras de Trás-os-Montes, foram assinados mais seis acordos com instituições da região Norte.
Jornalista: Rita Teixeira