A Banda Municipal Flaviense “Os Pardais” comemorou, no passado sábado, dia 18 de janeiro, o seu centenário, numa jornada repleta de momentos simbólicos e de emoção.
As celebrações iniciaram com o Hastear da Bandeira na sede da Associação Cultural, complementado com o descerramento de uma placa comemorativa, na presença do presidente da Câmara Municipal, Nuno Vaz, que destacou a importância desta banda com um “legado absolutamente excecional”.
O autarca acrescentou tratar-se de “uma banda muito jovem, liderada, nos últimos anos, por mulheres, que de forma determinada, comprometida, e em muitos casos até desafiante, têm sabido vencer obstáculos e dificuldades, e faz com que o possamos olhar para o futuro com esperança, no incremento da qualidade, do conhecimento musical e da formação de músicos, bem como na preservação desta herança tão genuína”.
Após este momento solene, os presentes participaram numa arruada pelo centro histórico, levando música e alegria ao encontro dos flavienses, num percurso que incluiu uma paragem especial no cemitério para homenagear os músicos e membros já falecidos que ajudaram a construir o legado de “Os Pardais”.
SOBRE “OS PARDAIS”
A Banda Flaviense “Os Pardais” foi fundada em 18 de janeiro de 1925 por um grupo de flavienses, amantes da música, destacando-se como grande impulsionador, entre outros, João Gonçalves, mais conhecido por “João das Pombas”.
Como esse grupo de flavienses não dispunha de disponibilidade financeira necessária para a implementação da Banda, foi através de uma instituição bancária que obtiveram um empréstimo monetário, tendo ficado como garantia a hipoteca da própria casa de habitação do dito João Gonçalves.
Após estas formalidades foi instituída a coletividade que por consenso foi-lhe dada a denominação de Banda Flaviense, mas dado haver uma ave (pardal) muito frequente na região, foi alcunhada de “Os Pardais”, alcunha que atualmente mantém. Mais tarde, por decisão Camarária recebe o nome de “Municipal” – Banda Municipal Flaviense “os Pardais”.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: CM Chaves