Gostas do gado asinino e queres aprender mais sobre esta espécie? A Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) encontrou uma solução para ti. Nos dias 1 e 2 de março de 2025 a associação vai promover uma formação, administrada por 5 veterinários da AEPGA, que abordará temas essenciais para o maneio e bem-estar dos burros, com especial foco no Burro de Miranda.
Entre os dias 1 e 2 de março, o CALP- Centro de Atividades Lúdico Pedagógicas do Burro de Miranda, no concelho de Vimioso, vai ser palco de uma formação de Cuidados Básicos em Asininos.
Os burros são considerados ótimos animais de companhia. Contudo, por serem animais de grande porte, com necessidades específicas, em termos de espaço, comportamento, alimento e cuidados sanitários e veterinários, ter um burro pode ser um desafio para muitos proprietários.
Por isso, e de forma a conseguir transmitir as ferramentas necessárias para salvaguardar este animal, a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino convida todos os criadores de burros e interessados na preservação desta espécie a participar na formação de Cuidados Básicos em Asininos
De acordo com a organização, “este curso abordará temas essenciais para o maneio e bem-estar dos burros, com especial foco no Burro de Miranda”.
A partilha de conhecimentos será primeiramente através de uma componente teórica, em que se abordarão diversas questões relacionadas com o ambiente em que o animal está inserido, as suas necessidades diárias e o reconhecimento de sinais de dor e doença. Seguir-se-á também uma componente prática, durante a qual os participantes poderão observar e praticar alguns dos temas e procedimentos explicados.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
As inscrições estão abertas, mas são limitadas a 15 participantes. Todos os envolvidos terão um certificado de participação que será entregue no final da formação.
Quanto ao valor da inscrição, este varia. Os sócios, padrinhos ou madrinhas do Burro de Miranda pagam 50 euros; os acompanhantes de sócios, padrinhos ou madrinhas do Burro de Miranda pagam 60 euros, enquanto que os que não são sócios terão de pagar 65 euros, no entanto, se estes últimos se quiserem associar, no ato da inscrição, podem usufruir do desconto de sócio.
Conheça o programa em detalhe e os temas abordados na formação AQUI
Jornalista: Lara Torrado
Foto: Canal N / Arquivo