O maestro Lourenço Cruz, acabou o ano 2024 com mais um prémio na categoria “Direção de Orquestra” no “The Gabriel Fauré Music World Competition 2024”.

Lourenço da Cruz terminou o ano 2024 galardoado com mais um prémio, desta vez na categoria “Direção de Orquestra” da competição internacional online de música clássica- Gabriel Fauré MUSIC WORLD COMPETITION.

Com este reconhecimento, o Maestro Minhoto já conta com 14 prémios nacionais, europeus e mundiais. “O meu interesse nestes concursos, é simplesmente mostrar o meu trabalho, e que o mesmo seja avaliado por um reconhecido e experiente júri de forma a saber se o que estou a fazer no meu dia a dia é o mais correto”*”.”.

De momento, Lourenço Cruz é diretor Diretor Pedagógico na empresa FAPmúsica, Diretor artístico na empresa Filarmónica Artística Pombalense e a Diretor artístico na empresa Orquestra e Coro da Cruz Vermelha Portuguesa de Mirandela, no entanto, durante o seu percurso já passou por Mirandela.

Lourenço Cruz assumiu a direção do Coro da Cruz Vermelha de Mirandela em 2017. Durante o seu tempo no coro, ele fez crescê-lo, não só a nível de elementos como também dirigiu e acrescentou ao espólio do grupo inúmeras atuações, galas solidárias e prémios internacionais, como por exemplo 1º Prémio e Medalha de Ouro na Rússia e 2º Prémio em Espanha. 

De relembrar que, em julho de 2024, o maestro anunciou a sua despedida, do Coro da Cruz Vermelha de Mirandela, após 8 anos de liderança.

À data, a delegação da Cruz Vermelha Portuguesa em Mirandela referiu que Lourenço Cruz “é um dos maestros mais respeitados da região e além fronteiras, e a sua saída será sentida por todos os membros do coro, como se tem manifestado nas redes sociais”.

SOBRE O GABRIEL FAURÉ MUSIC WORLD COMPETITION

O objetivo do concurso é ajudar os músicos da nova geração a construir a sua carreira internacional. A edição de 2024 foi aberta a músicos de todo o mundo. As secções de instrumentos do concurso são Piano, Cordas, Instrumentos de Sopro, Outros Instrumentos Clássicos, Voz, Piano a 4 mãos, Música de Câmara, Regência, Coro, Banda de Rock, Pop e Jazz, Voz Pop.

Cada seção de instrumentos é dividida em diferentes categorias de idade. A seleção dos vencedores da primeira rodada e da rodada final será baseada na gravação de vídeo que cada participante enviará para a competição. Os prémios monetários e as sugestões de um júri internacional são ferramentas muito fortes para melhorar as competências de cada músico. O Júri respeitará a sensibilidade e inclinação artística de cada participante e encontrará as estrelas musicais do futuro. A competição será uma prova importante para os músicos jovens e profissionais e irá ajudá-los a dominar e desenvolver as suas próprias competências.

Jornalista: Lara Torrado

Slider