É já a partir de amanhã que o gasóleo vai custar aproximadamente mais 5,5 cêntimos por litro, enquanto a gasolina sobe três cêntimos.
De acordo com as previsões do Automóvel Club de Portugal (ACP), a próxima semana vai começar com subidas significativas nos preços dos combustíveis. Até 26 de janeiro estima-se que os preços do gasóleo e da gasolina vão sofrer aumentos.
O ACP revela que o gasóleo deverá custar aproximadamente mais 5,5 cêntimos por litro, enquanto a gasolina ficará três cêntimos mais caro do que esta semana.
O ACP explica ainda que, caso as previsões estejam corretas, o preço médio do gasóleo simples deverá fixar-se nos 1,699 euros por litro [€/l] enquanto o da gasolina simples 95 deverá ficar nos 1,781 €/l.
O clube refere que segundo a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio do litro do gasóleo custava, na passada sexta-feira, 1,644 euros, enquanto que a gasolina encontrava-se a 1,751 euros.
Esclarece ainda que estas previsões “são feitas com base na assunção da manutenção das medidas extraordinárias de redução fiscal aplicadas pelo governo, para mitigar o aumento dos preços”.
Trata-se do maior aumento desde 2022. Contudo, estes valores podem variar consoante a zona do país e o posto de abastecimento.
Jornalista: Rita Teixeira