Até 28 de fevereiro, estão abertas as candidaturas aos “Prémios dos Fundos Europeus”. Esta iniciativa, da responsabilidade da Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C) em articulação com as Autoridades de Gestão, tem como objetivo reconhecer os projetos mais impactantes e inovadores realizados com o apoio dos fundos europeus.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte já abriu as candidaturas para os “Prémios dos Fundos Europeus”. Esta certificação distingue os melhores projetos que foram cofinanciados pela União Europeia em Portugal.

As categorias são: Portugal + Inteligente; Portugal + Verde; Portugal + Conectado; Portugal + Social e Portugal + Próximo dos Cidadãos. Além destas vertentes, todos os finalistas irão a votos na categoria “Escolha do Público”

Cada beneficiário pode submeter a concurso até cinco projetos, que tenham sido cofinanciados pela UE, no âmbito do Portugal 2020, do Portugal 2030 e do Programa do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI 2030), no entanto, só podem concorrer com apenas um projeto em cada categoria.

Todas as candidaturas elegíveis serão avaliadas pelo júri dos Prémios, atendendo à coesão, impacto, inovação, sustentabilidade, cidadania e transferibilidade do projeto.

O período de candidaturas decorre até ao dia 28 de fevereiro.

O QUE SÃO OS PRÉMIOS DOS FUNDOS EUROPEUS?

Segundo a CCDR Norte, os Prémios dos Fundos Europeus ” é a competição que visa a promoção de projetos financiados pela União Europeia, através do Portugal 2020, do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC), do Portugal 2030 e do Programa do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI 2030)”.

O objetivo passa por demonstrar o impacto de projetos apoiados por fundos europeus no desenvolvimento social, económico e ambiental nos territórios onde são implementados, evidenciando a importância do apoio europeu.

Esta iniciativa pretende “aumentar a notoriedade dos fundos europeus em Portugal e reforçar a perceção pública positiva sobre a aplicação dos mesmos, sobretudo junto da população portuguesa em geral e dos opinion makers” refere a CCDR Norte.

Esta iniciativa é promovida pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P., no âmbito da Rede de Comunicação do Portugal 2030, com o apoio e envolvimento direto das Autoridades de Gestão que integram esta Rede.

Mais informações AQUI

Jornalista: Lara Torrado

Slider