Tiago Morais divulgou, esta segunda-feira, que se vai candidatar ao Conselho Nacional da Iniciativa Liberal e, em simultâneo, vai apresentar uma moção setorial sobre a valorização do Interior.
Atualmente, Tiago Morais é Coordenador do Núcleo Territorial de Mirandela da Iniciativa Liberal (IL) e é agora candidato ao Conselho Nacional da Iniciativa Liberal. O mirandelense faz parte da Lista X, encabeçada pelo atual vice-presidente do Conselho Nacional, Pedro Ferreira. Da mesma lista constam atuais conselheiros nacionais, fundadores da IL, coordenadores de núcleos territoriais, antigos membros da comissão executiva do partido, entre outros liberais.
A lista é composta por 50 membros efetivos e 15 membros suplentes, onde Tiago Morais ocupa o 19º lugar dos membros efetivos. A eleição decorrerá na IX Convenção Nacional da IL em Loures, nos dias 1 e 2 de fevereiro.
“Durante a convenção haverá espaço para a apresentação de moções setoriais por parte dos membros. Neste âmbito, Tiago Morais irá apresentar a moção: A Iniciativa Liberal como a voz do Interior”, lê-se na nota enviada à redação do Canal N.
“Neste documento é feito um diagnóstico dos problemas que assolam o Interior há décadas, como serviços públicos deficientes ou inexistentes, falta de investimento público e privado, êxodo demográfico, envelhecimento da população, colapso da economia local e falta de liberdade. Segundo o mesmo, o abandono do Interior não é um problema apenas local/regional, mas também nacional, porque leva a pressão no Litoral, agravando a crise da habitação e a sobrecarga de serviços públicos”, adianta.
Na ótica de Tiago Morais, a IL já tem medidas que são importantes para o Interior, nomeadamente a criação de zonas económicas especiais no Interior para atrair investimento nacional e estrangeiro, plano ferroviário nacional que ligue todas as capitais de distrito, transferência de organismos públicos para fora da capital e implementação de alguns deles no Interior, assim como a reforma do sistema eleitoral de forma a que valorize os votos do Interior.
No entanto, apesar de já existirem estas medidas importantes nos seus últimos programas eleitorais, Tiago pede ao partido “um reforço na comunicação das mesmas”, assim como sugere “a criação de uma comissão de acompanhamento para o tema, tendo só como foco o Interior, os seus problemas e a criação de políticas adaptadas às necessidades locais”.
Jornalista: Rita Teixeira