As inscrições já estão abertas e decorrem até ao dia 17 de janeiro.

A Associação dos Produtores em Proteção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro (APPITAD) está a preparar uma formação, para o mês de janeiro, sobre azeite.

A ação destina-se a um público prioritário, como os associados agricultores e mão-de-obra agrícola, mas não só. A formação dirige-se também para outros ativos, quer trabalhadores agrícolas, eventuais ou permanentes, quer gestores de empresas agrícolas.

Quem se inscrever deve ter alguns requisitos em conta, como a idade obrigatória mínima de 18 anos e escolaridade a partir do 9.º ano.

De acordo com a associação, o objetivo do curso é “capacitar os formandos com conhecimentos sobre o azeite, de modo a conhecerem todos os passos desde a colheita da azeitona até obtenção de um produto de qualidade”.

A ideia é também ensinar os formandos a “selecionar, em época da azeitona, a matéria-prima de qualidade para a obtenção de um produto final comercializável, de acordo com a legislação em vigor para o setor”, explica.

Assim como “aplicar os processos tecnológicos adequados à obtenção de diferentes tipos de azeite, efetuando as análises físico-químicas e os registos necessários ao controlo dos principais pontos críticos, ou interpretando os resultados de sistemas de autocontrolo”.

Para formalizar a inscrição, os interessados necessitam de documentos obrigatórios, tais como, o cartão de cidadão, o certificado de habilitações e o comprovativo da atividade exercida (recibo de vencimento do mês anterior à formação, ou inicio de atividade, ou certidão permanente).

O curso de 50 horas, pós-laboral, arranca no dia 24 de janeiro e termina a 20 de fevereiro, na sede da APPITAD.

Jornalista: Rita Teixeira

Slider