Um homem de Mirandela que terá estado recentemente em Lisboa, é o mais recente caso positivo do novo coronavírus no distrito de Bragança.
É a única informação disponível nesta altura.
Sendo assim, passam a ser dois os casos ativos no concelho mirandelense, pois um enfermeiro, de 34 anos, mantém-se positivo desde o dia 15 de março, após cerca de uma dezena de testes com resultado positivo, apesar de continuar assintomático. O caso do profissional de saúde está mesmo a ser alvo de estudo por parte do Instituto Ricardo Jorge.
Para além desde caso novo, que eleva para 286 o número total de casos já registados no distrito desde o início da pandemia, a mulher de 73 anos, que tinha vindo de Lisboa para S. Salvador e que já tinha testado positivo para a Covid-19, estava a ser acompanhada em casa, mas acabou por ser internada no hospital de Mirandela depois de o seu estado de saúde se ter agravado.
Sendo assim, os dados atualizados, dão agora conta de 286 casos confirmados, desde 14 de março, após a realização de perto de 14 000 testes. O número de óbitos mantém-se nos 24. Já recuperaram 222 pacientes e continuam com a doença ativa 40 pessoas, entre elas 8 casos importados: sete da região de Lisboa e Vale do Tejo e um de Aveiro.
Mais de metade dos casos ativos, mais concretamente 22, são do concelho de Bragança. Macedo de Cavaleiros tem ainda cinco pacientes por curar. Mirandela tem agora 2 casos ativos. Já os concelhos de Alfândega da Fé, Miranda do Douro e Torre de Moncorvo têm todos um caso ativo.
A autoridade de saúde pública do distrito tem agora perto de 300 pessoas sob vigilância.
Jornalista: Fernando Pires