A Assembleia Municipal de Carrazeda de Ansiães aprovou, a 29 de novembro, o orçamento para o próximo ano, com 22 votos a favor e cinco abstenções. Trata-se do maior orçamento de sempre e conta com três investimentos estruturais de destaque: o Aproveitamento Hidroagrícola da Veiga, a Estratégia Local de Habitação e a Requalificação do Balneário Termal de S. Lourenço.
Na passada sexta-feira, 29 de novembro, a Assembleia Municipal de Carrazeda de Ansiães aprovou, com 22 fotos a favor e cinco abstenções, o orçamento para 2025. É o maior orçamento de sempre, com um valor total de 25.978.448,40 euros.
Nas Opções do Plano assumem especial destaque três projetos estruturantes, pelo volume de investimento e relevância social e económica que representam para o concelho: o Aproveitamento Hidroagrícola da Veiga, a Estratégia Local de Habitação, e a Requalificação do Balneário Termal de S. Lourenço.
APROVEITAMENTO HIDROAGRÍCOLA DA VEIGA
O Aproveitamento Hidroagrícola da Veiga, com um custo estimado superior a 18 milhões de euros, “constitui uma das grandes prioridades do município porque, para além de vir a constituir uma reserva estratégica de água, vai resolver um problema há muito tempo sentido pelos empresários agrícolas – a necessidade de uma solução de regadio”, explica o autarca, João Gonçalves.
O projeto prevê a construção de uma barragem e de uma rede de rega gravítica, embora com abastecimento de água sob pressão, que vai beneficiar uma área agrícola de 471 hectares, nas freguesias de Carrazeda de Ansiães, Marzagão, Seixo de Ansiães, União das Freguesias de Belver e Mogo de Malta e União das Freguesias de Lavandeira, Beira Grande e Selores.
Este é um projeto há muito ansiado. “Com resiliência e determinação tem-se trabalhado para garantir uma proposta de regadio e os respetivos projetos com a maturidade suficiente para poderem vir a ser contemplados pelas necessárias linhas públicas de financiamento”, acrescenta o presidente.
ESTRATÉGIA LOCAL DE HABITAÇÃO
Com um investimento superior a 8 milhões de euros, a Estratégia Local de Habitação vai permitir resolver os problemas de acesso à habitação digna a um número elevado de famílias. Sob responsabilidade do município vão ser construídos 55 fogos habitacionais (em Carrazeda de Ansiães) e vão ser objeto de obras de reabilitação/beneficiação oito habitações sociais existentes no Bairro dos Ferroviários, em Foz Tua.
Apesar de este projeto determinante beneficiar de apoios públicos, com especial destaque para uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), representa um elevado esforço e responsabilidade municipal, quer no plano financeiro, quer na realização da obra e garantia da atribuição dos fogos dentro dos prazos apertados impostos pelo PRR.
BALNEÁRIO TERMAL DE S. LOURENÇO
Também há muito esperada, chega em 2025 a solução para o Balneário Termal de Lourenço, que vai beneficiar de uma requalificação que exige um investimento de 1,6 milhões de euros.
Este projeto, além da importância patrimonial e da relevância que possuiu para a comunidade local, representa uma forte aposta estratégica para o setor do Turismo, Saúde e Bem-estar, podendo assumir-se como um projeto-âncora, capaz de atrair outros investimentos públicos e privados.
OUTROS PROJETOS
Destacam-se ainda as Obras de Requalificação do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana, para criar melhores condições de funcionamento ao nível da segurança, eficiência e sustentabilidade.
De acordo com o comunicado enviado à redação do Canal N, estão ainda inscritas nas Opções do Plano Orçamental diversas ações alocadas aos principais eixos de ação municipal, nomeadamente no Apoio Social, Fixação de Pessoas, Educação e Ensino, Segurança e Proteção Social, Ambiente e Equipamentos Essenciais, Mobilidade, Cultura, Turismo, Desporto, Desenvolvimento Económico, Modernização dos Serviços Municipais e Apoio às Freguesias e ao Movimento Associativo.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: CM Carrazeda de Ansiães