Evento decorre este sábado, das 15h00 às 20h00, no Hotel Crowne Plaza Porto, na Avenida da Boavista.

A Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes (CVRTM) organiza mais uma vez o ‘Trás-os-Montes em Prova’ que chega ao Porto, já este sábado. A terceira edição do evento está já a ser marcada pelo maior número de expositores e de vinhos de sempre. No total, são mais de 150 referências de 27 produtores transmontanos para provar. As provas incluem novas colheitas e edições limitadas.

Segundo a organização, este aumento no número de expositores reflete o crescimento e o reconhecimento da qualidade e diversidade dos vinhos de Trás-os-Montes, uma das regiões vitivinícolas mais singulares de Portugal, conhecida pelos seus solos graníticos e xistosos e pelos hectares de vinhas centenárias.

“É com grande entusiasmo que iniciamos este novo ciclo, sob a minha presidência, com um evento de grande impacto e um número recorde de produtores. Trás-os-Montes tem vinhos com personalidade e caráter inconfundíveis, e esta edição é uma boa oportunidade para mostrar, uma vez mais, o enorme potencial e a riqueza da nossa região, seja para profissionais do setor, enófilos ou simplesmente para quem deseja descobrir vinhos ímpares de qualidade superior”, destaca a nova presidente da CVRTM, Ana Alves, recentemente eleita.

O evento vínico vai contar com os vinhos da Bago de Ouro, Alto do Joa & Feito de Joa, Casa José Pedro, Casal Faria, Cizeron Wines, De Sousa, Encostas de Sonim, Encostas de Vassal, Erbon & Dom Botelho, Flandório, Mabitxo, Maria Gins, Marimbelo, Mont’alegre Vinhos, Ninho da Pita, Palmeirim D’Inglaterra, Persistente, Quinta das Corriças, Quinta do Poldrado e Quinta do Salvante. Juntam-se ainda a esta lista a Quinta Serra d’Oura & Head Rock, Romano Cunha, Terra Montana & Vinum Flaviae, Terras de Mogadouro, Villela Seca, Vinhas Velhas Mogadouro e Vinho dos Mortos.

Adicionalmente, os participantes terão a oportunidade de ouvir as histórias por detrás de cada rótulo, contadas quase sempre na primeira pessoa, podendo, desta forma, aprender um pouco mais sobre as tradições e os métodos de produção dos vinhos transmontanos.

Os bilhetes, que dão acesso a provar todos os vinhos, estão à venda online ou no local do evento por 10 euros.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Arquivo/Canal N

Slider