A partir desta quarta-feira, 4 de dezembro, a companhia de teatro Filandorra leva um ciclo de representações dedicada ao público infantojuvenil, para antecipar o espírito natalício, por toda a região do interior norte, a partir da iniciativa ‘Teatro em tempo de Natal’.

Contos d’OIRO, ContaDOUROs de Alexandre Parafita, Um Natal (IN)Esperado, criação especial da Companhia, e Os Músicos da Aldeia… Natal dos Irmãos Grimm, são os espetáculos com que a companhia vai brindar as crianças da região em jeito de “prenda de natal” antecipada.

O objetivo é proporcionar uma “experiência diferente e enriquecedora às crianças que frequentam o pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, ATL’s, utentes de IPSS locais, bem como para comunidade em geral a partir de programas em família”, explica a Filandorra.

As 25 representações vão acontecer em 13 concelhos do interior norte: Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Armamar, Vila Real, Sabrosa, Alijó, Montalegre, Vila Pouca de Aguiar, Vila Nova de Foz Côa, Macedo de Cavaleiros, Santa Marta de Penaguião, Murça e Mesão Frio.

“E se o verdadeiro espírito de Natal está em compartilhar memórias e afetos, no espetáculo Contos d’OIRO, ContaDOUROs o público vai ter a oportunidade de conhecer as histórias guardadas no baú da memória dos mais velhos que Alexandre Parafita recolheu e às quais os atores emprestam a voz”, adianta.

A Filandorra prepara-se também para oferecer sentimentos em forma de presente ao brindar o público da região com o espetáculo Um Natal
(IN)Esperado. Magia, sorrisos, alegria e amizade em jeito de presentes de Natal, dão o mote a esta produção da companhia que faz embarcar o público numa viagem pelo tempo das coisas simples e bonitas, sentindo-se parte desta encantadora história de Natal.

Por sua vez, em Os Músicos da Aldeia… Natal o espírito de solidariedade, de ajuda, de união, de amizade são partilhados com o público a partir da história de quatro animais, o burro, o cão, o gato e o galo que velhos e cansados, decidem fugir dos seus donos (que os queriam matar) e partir para a cidade para integrarem a Fanfarra Municipal. Um clássico da literatura para a infância da autoria dos Irmãos Grimm que celebra o valor da amizade e a importância de ter amigos que a Filandorra recupera nesta época natalícia para ser disfrutada com todos os públicos, dos “oito aos oitenta”.

OS espetáculos contam com a versão cénica e encenação de David Carvalho, criação musical de Marília Miranda, e as interpretações de Bibiana Mota, Inês Medeiros, Sofia Duarte, Vânia Milheiro, Luís Pereira, Paulo Magalhães, Pedro Carlos, Rui Moura, Sinas Pereira e Silvano Magalhães. Por detrás do pano, Carlos Carvalho assegura o som e luz.

“‘Teatro em tempo de Natal’ é mais uma iniciativa que expressa o desígnio cultural e de compromisso com a comunidade da Companhia em fazer e levar o teatro a todos os públicos, afirmando-se cada vez mais como entidade artística de destaque na formação de novos públicos para o teatro com o apoio das Câmaras Municipais da região”, conclui.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Filandorra

Slider